Por que escolher uma carreira em Marketing Digital?

carreira em marketing digital

As empresas hoje estão cada vez mais comercializando produtos e serviços para um público global. Portanto, as oportunidades de carreira em marketing digital estão disparando. 

No entanto, além das oportunidades de trabalho, os alunos procuram vários outros motivos convincentes para considerar uma carreira em marketing digital – daí a pergunta: “Por que escolher uma carreira em marketing digital?”

O marketing digital aumenta a exposição, oferece flexibilidade de trabalho, aumenta a criatividade e cria oportunidades de renda decentes. 

Além disso, como o mundo está caminhando rapidamente para a digitalização, entrar em campo significa estar equipado com o conhecimento mais recente. Explore mais sobre o assunto no guia abaixo.

O que é Marketing Digital? 

O marketing digital refere-se à prática de promover os serviços e produtos de uma marca pela internet.

As empresas hoje usam diferentes canais digitais para executar campanhas de marketing digital, desde mídias sociais até e-mails e sites. 

Embora alguns esforços ajudem a atingir o público organicamente – uma postagem de mídia social ou um blog publicado no site – outras estratégias se enquadram na categoria de marketing inorgânico. 

Isso pode envolver anúncios gráficos, postagens patrocinadas, anúncios de mídia social pagos e anúncios no YouTube. 

O objetivo do marketing digital não é diferente do marketing tradicional. As empresas visam desenvolver uma reputação de marca, gerar vendas e construir relacionamentos saudáveis ​​com os clientes.

Por que escolher o Marketing Digital?

A qualidade do marketing impacta diretamente nas vendas e no crescimento de um negócio. Um profissional de marketing digital é responsável por planejar, criar e implementar estratégias de marketing robustas que impulsionam os negócios. 

Portanto, o marketing tornou-se uma necessidade empresarial – essencialmente devido à crescente concorrência no mundo dos negócios. Isso significa que a carreira oferece inúmeras oportunidades. Reunimos os principais motivos para construir uma carreira em marketing digital. 

Alta demanda 

Com mais de 1.000 empregos de marketing digital no LinkedIn e mais de 100 postagens de emprego no Irishjobs somente na Irlanda, você pode encontrar uma oportunidade adequada para entrar no campo. 

Centenas de postagens de emprego todos os dias indicam que as marcas estão cada vez mais procurando profissionais qualificados para melhorar seu jogo de negócios. As inúmeras facetas do marketing digital são outra razão pela qual a demanda por empregos está em alta. 

Simplificando; empresas estabelecidas podem não procurar um papel de “marketing digital”. 

Em vez disso, eles estão dispostos a contratar pessoas para domínios diferentes para aprimorar seu marketing – um gerente de mídia social para lidar com a mídia social e um especialista em SEO para aproveitar as melhores práticas de SEO para aumentar o tráfego da web. 

Dessa forma, você se deparará com várias subfunções, o que significa que poderá tentar a sorte em vários domínios.

O futuro é digital 

Não há como negar que estamos caminhando para um mundo cada vez mais digital. Vimos a transformação da extração manual de dados, compras, economia, comunicação, etc. A digitalização faz parte de quase todos os campos hoje, e o marketing não é exceção.   

Entrar no marketing digital com um diploma ensino superior significa ter uma sensação de segurança e estabilidade na carreira. Você trabalhará com a tecnologia mais recente e as ferramentas mais recentes. Isso significa que você provavelmente aprenderá as novas tendências mais rapidamente do que as pessoas de outras áreas.

Um campo em constante evolução 

Outro fator que torna o marketing digital empolgante é que é um campo em constante evolução. Isso ocorre principalmente porque novas e variadas plataformas digitais são introduzidas a cada dia. As empresas buscam executar práticas de marketing em canais populares para atingir um público global. 

Como resultado, um gerente de marketing digital aprende novas tendências e determina como elas afetam a visibilidade da marca. 

Da mesma forma, os mecanismos de pesquisa que lançam novas atualizações incentivam os profissionais de marketing digital a melhorar o tráfego do site e a visibilidade online. Você pode desempenhar papéis novos e variados diariamente, tornando seu trabalho atraente.

Oportunidades de Renda 

Uma carreira em marketing digital é uma porta de entrada para oportunidades de renda decentes. Isso ocorre principalmente porque as empresas definem um orçamento específico para marketing digital. 

Um investimento considerável significa que você recebe um bom salário. Eles estariam dispostos a pagar uma renda decente com base em suas habilidades e experiência. 

Além disso, embora uma empresa possa oferecer um salário fixo, você tem a oportunidade de ganhar mais como profissional de marketing digital freelancer. Você pode definir sua taxa horária dependendo de suas habilidades e experiência, e os clientes estariam dispostos a pagar a taxa desejada – desde que você ofereça valor.

Exposição 

O marketing digital é a espinha dorsal de qualquer negócio. É necessário alcançar uma base de público mais ampla, conquistar clientes fiéis e gerar vendas. Portanto, independentemente do tipo de negócio, ele precisará de um profissional de marketing para subir de nível. 

Isso significa que você pode trabalhar com clientes de vários setores. O marketing permite que você troque ideias com seus clientes e outros membros da equipe, tornando-se uma profissão intrigante. 

Além disso, estar online permite que você trabalhe com vários clientes, melhorando seu relacionamento com as marcas. Relacionamentos positivos com mais clientes garantem a consistência do projeto. 

Portanto, interagir com clientes, membros da equipe e outros envolvidos no projeto ajuda você a aprender coisas novas e vivenciar um ambiente que contribui para o seu crescimento.

Várias opções de função 

Outra razão pela qual o marketing digital continua sendo uma escolha preferida entre as pessoas é que ele oferece várias funções. 

Você pode escolher um nicho dependendo de sua habilidade, experiência e interesse. Por exemplo, se a criação de conteúdo exclusivo o intriga, você pode escolher o marketing de conteúdo. Aqueles que gostam de comunicação e networking podem seguir a rota do marketing de mídia social. 

Da mesma forma, se otimizar sites, analisar dados e executar estratégias úteis desperta seu interesse, você pode preferir SEO (Search Engine Optimization). 

Várias opções de função também oferecem mais oportunidades de trabalho. Por exemplo, se a competição pela função de gerente de marketing de mídia social for acirrada, considere escolher um nicho menos competitivo. 

No geral, todas as funções de marketing on-line estão em alta demanda. No entanto, dependendo das necessidades da empresa, algumas funções podem ser menos competitivas.

Melhora a criatividade 

Como afirmado anteriormente, cada setor exige um profissional de marketing digital para impulsionar seu jogo de marketing. No entanto, a maioria dos clientes é de setores criativos, como blogs, criação de vídeos, mídias sociais e criadores de conteúdo. 

Portanto, independentemente do setor em que você trabalha, você poderá implementar suas habilidades criativas. Desde a criação de infográficos visualmente atraentes até a edição de vídeos e a redação de postagens de blog voltadas para o valor a postagens de mídia social atraentes, sua criatividade é testada a cada momento. 

Portanto, mesmo que você não tenha nascido com isso, provavelmente aprimorará suas habilidades criativas como profissional de marketing digital.

Você começa a dominar uma habilidade 

Estamos vivendo em uma era em que a habilidade é valorizada mais do que qualquer coisa. Aprender uma habilidade é um investimento vitalício, garantindo uma carreira estável e oportunidades de renda. 

Como profissional de marketing digital, você aprende várias habilidades e domina algumas. Profissionais de marketing digital são designers gráficos, criadores de conteúdo, gerentes de mídia social, blogueiros, redatores e editores de vídeo. 

Ser o pau para toda obra também significa ter vários fluxos de renda. No geral, quanto mais habilidades você tiver, maiores serão as chances de se destacar na multidão e ser contratado.

Dicas para iniciar sua carreira como profissional de marketing digital 

Uma carreira em marketing digital pode mudar a vida, mas apenas se você souber a direção certa. Essas dicas garantirão uma jornada sem complicações em direção a uma carreira de sucesso.

Conheça importantes habilidades de marketing digital 

Como profissional de marketing digital, você tem várias funções a cumprir. Um dia você pode trabalhar para criar uma campanha publicitária e no dia seguinte será sobre o rastreamento das métricas. Portanto, é essencial equipar-se com as habilidades certas. Os principais incluem o seguinte. 

Marketing de email

82% dos profissionais de marketing que usam email marketing falam muito sobre sua robustez. Na era dos canais populares de mídia social, o marketing por e-mail continua sendo um método confiável para atingir o público interessado em sua marca.  

Você pode usar diferentes tipos e modelos de e-mail para atingir um objetivo específico. Por exemplo, um e-mail de agradecimento costuma ser enviado a indivíduos que se inscrevem em um boletim informativo. 

Por outro lado, os e-mails promocionais são usados ​​para informar os clientes sobre serviços e produtos novos ou existentes.

Marketing de mídia social

A crescente base de usuários das mídias sociais permite que as empresas alcancem seu cliente-alvo por meio de postagens, recursos visuais e muito mais. 

As empresas costumam usar várias plataformas sociais para aumentar a visibilidade online e construir a reputação da marca. Como profissional de marketing digital, você deve se familiarizar com vários canais de mídia social, incluindo Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo envolve a criação de vídeos, blogs, gráficos e muito mais. Dependendo da empresa com a qual você trabalha, você pode ser solicitado a postar conteúdo nas mídias sociais ou escrever postagens de blog para sites de negócios. 

No entanto, a chave é manter um tom consistente, independentemente do conteúdo produzido. Isso ajudará a manter uma imagem de marca e, ao mesmo tempo, ressoar igualmente com seu público-alvo.

Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) 

O SEO envolve várias táticas para classificar sites e aumentar a visibilidade. As táticas populares de SEO incluem SEO on-page, off-page e técnico. 

Os profissionais de marketing digital inserem palavras-chave de alta intenção e criam backlinks de qualidade para classificar o conteúdo nas SERPs e alcançar um público mais amplo.

A publicidade paga oferece uma maneira rápida de transmitir sua mensagem ao público-alvo. 

Como as empresas investem um orçamento considerável em marketing pago, elas esperam que o profissional de marketing seja versado em publicidade online. Certifique-se de aprender como veicular anúncios em diferentes canais digitais, incluindo Facebook, Google, LinkedIn e Instagram. 

Análise de dados

Tomar decisões baseadas em dados e implementar campanhas eficazes requer habilidades eficientes de análise de dados. Certifique-se de aprender como avaliar e interpretar dados para vários canais de marketing.

Faça um Curso Profissionalizante 

A alta demanda por profissionais de marketing digital também implica uma concorrência intensificada. Isso significa que você precisa de mais habilidades em seu currículo para superar seus concorrentes. 

Nesse caso, as qualificações no campo relevante farão de você um candidato desejável. Considere fazer um curso profissional de marketing digital para aprimorar suas habilidades e promover sua carreira. 

Os cursos oferecem flexibilidade para escolher o modelo de aprendizado. Além disso, você interage com profissionais do setor que compartilham dicas práticas para obter projetos e conseguir um emprego adequado. 

Outra vantagem dos cursos online é que eles equipam você com o conhecimento mais recente. Como o marketing digital evolui constantemente, você deve se manter atualizado com as tecnologias mais recentes. 

Os cursos profissionais são compilados por especialistas que acompanham as novas tendências e criam um curso de acordo. 

Além disso, um curso em seu currículo demonstra seu entusiasmo em aprender e crescer, tornando-o um candidato preferencial. 

Ganho de experiência 

Além de aprender habilidades, implementá-las no mundo real é essencial. Muitas empresas exigem que você tenha experiência. Isso ocorre principalmente porque é mais provável que eles confiem nas habilidades dos candidatos que já trabalharam em projetos. 

Portanto, ganhar experiência ajudará você a conseguir um emprego adequado em uma organização respeitável. Embora um curso forneça experiência, você também pode praticar trabalhando como estagiário em uma empresa ou construindo seu site. 

Além disso, iniciar um canal no YouTube ou um blog são algumas outras maneiras de ganhar experiência. Isso não apenas ajuda você com experiência, mas também permite que você construa uma marca pessoal. 

Rede com profissionais 

Networking é a chave para mais oportunidades de trabalho. Ainda mais, com inúmeras plataformas sociais, tornou-se mais fácil do que nunca. Você só precisa criar um perfil no LinkedIn e enviar solicitações de conexão para profissionais do setor. 

Considere escrever uma mensagem personalizada para demonstrar sua vontade de aprender e crescer. O LinkedIn tem inúmeros profissionais que orientam os novatos e os ajudam a construir uma carreira. 

Além disso, participar de eventos do setor é outra oportunidade de se conectar com pessoas afins e aprender com elas. 

Escolha sua rota: trabalho vs. freelancer 

Você pode querer um emprego se preferir seguir um cronograma ou trabalhar em período integral para uma empresa. Por outro lado, aqueles que buscam um horário de trabalho flexível e gostam de trabalhar em projetos que os intrigam, gostariam de escolher o caminho do freelancer. 

Como profissional de marketing digital que trabalha para uma empresa, você deve trabalhar em todos os projetos atribuídos pela organização. No entanto, o freelancer oferece autonomia para escolher um projeto de acordo com suas preferências e trabalhar em casa. 

Então, depois de ter habilidade e experiência, considere o caminho dependendo da sua rotina e preferências. 

perguntas frequentes

O marketing digital é um campo diversificado, oferecendo inúmeras oportunidades de trabalho para aspirantes a candidatos. As funções populares incluem especialistas em publicidade digital, gerentes de marketing por e-mail, gerentes de mídia social, criadores de conteúdo e especialistas em SEO. 

Marketing digital é uma boa carreira? 

O marketing digital é uma excelente carreira para indivíduos entusiasmados com tecnologia, criatividade, marketing e socialização. A ampla gama de oportunidades e a alta demanda são alguns outros motivos que tornam o marketing online uma boa escolha de carreira. 

O que posso esperar ganhar como gerente de marketing digital? 

Você pode esperar ganhar cerca de € 50.000 como gerente de marketing digital na Irlanda. No entanto, seu salário varia de acordo com sua habilidade, empresa e experiência. Uma pessoa mais experiente trabalhando com uma empresa estabelecida provavelmente ganhará mais.

Conclusão 

A alta demanda por profissionais de marketing digital geralmente não é motivo suficiente para os candidatos considerarem a função. Portanto, eles se perguntam: “Por que escolher uma carreira em marketing digital?” 

Uma carreira de marketing digital ajuda você a ganhar exposição, ter vários fluxos de renda e trabalhar no domínio que o intriga. No entanto, a crescente concorrência exige que você tenha qualificações para ajudá-lo a conseguir um emprego ou fechar um contrato de projeto. Felizmente, fazer um Curso de Marketing Digital na UCD Professional Academy lhe dará uma vantagem sobre seus concorrentes. 

O curso ensina quase todas as habilidades necessárias de marketing digital e permite que você se comunique com profissionais do setor para desenvolver sua carreira no setor competitivo. Você pode estudar no campus ou em casa, dependendo de suas preferências.